O período gestacional traz diversas transformações na vida de uma mulher. Além dos altos e baixos psicológicos e emocionais, as mudanças no corpo e o aumento de peso podem gerar disfunções, desconfortos, dores e até limitações de movimento.

A fisioterapia na gestação, também chamada de fisioterapia obstétrica, consiste em exercícios globais para melhorar a percepção corporal (alongamentos, relaxamentos e correção postural), além dos específicos para a região pélvica. Em breve falaremos de recursos específicos da Fisioterapia na gestação.
Desde que o Ministério da Saúde implementou ações de incentivo ao parto normal, a busca por profissionais que atuem no ciclo gravídico-puerperal tem se expandido, logo a atuação do fisioterapeuta pélvico também.

Mas quais os objetivos da fisioterapia no período gestacional?


▫️Oferecer informações sobre gestação e trabalho de parto;
▫️Buscar a conscientização corporal e perineal; ▫️Prevenir ou minimizar desconfortos provenientes do processo gestacional;
▫️Favorecer o autocontrole materno;
▫️Incentivar o uso de técnicas não farmacológicas de alívio de dor;
▫️Incentivar participação ativa da gestante e do acompanhante.


😯 Me conta, você sabia de toda essa atuação da fisioterapia nesse período tão especial da vida da mulher? Tenho que confessar que sou fascinada por essa área da saúde da mulher! 😍

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *