A fisioterapia pélvica é a especialidade da fisioterapia que faz parte do imenso universo da Saúde da Mulher e do Homem, e atua nas disfunções relacionadas aos músculos do assoalho pélvico (Aqueles que falei no post anterior, lembra!?) e à pelve (Em breve também teremos post sobre ela!). Essa especialidade atua na prevenção e no tratamento conservador de disfunções pélvicas.

Suas indicações são:
▫️Disfunções uroginecológicas e coloproctológicas;
▫️Disfunções sexuais;
▫️Pré e pós-operatório de cirurgias pélvicas (ex: retirada de mioma, útero, próstata, entre outras);
▫️Preparação do corpo da gestante para o parto;
▫️Atendimento durante o trabalho de parto;
▫️Prevenção e reabilitação de disfunções pós-parto.

☝️É importante ressaltar que pelo fato da pelve se localizar no centro de força do corpo, faz conexão com os membros superiores, inferiores e o tronco. Dessa forma, quando se trata de disfunções pélvicas, temos que direcionar nosso olhar ao paciente como um todo, não apenas focar no assoalho pélvico e na pelve.

Portanto, a fisioterapia pélvica não é apenas o “contrai e relaxa” do assoalho pélvico que tanto é falado. Nosso conhecimento vai muito além disso! O paciente recebe tratamento totalmente individualizado, após passar por uma avaliação minuciosa, e tudo baseado em evidências científicas. Afinal, os estudos na área da saúde não param nunca.

Dúvidas? Nos escreva!

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *